A era NES/Famicom



Conhecido no Brasil pelo apelido de Nintendinho e no mundo como NES o Nintendo Entertainment System para as novas gerações de gamers pode parecer um sistema ultrapassado e de tecnologia obsoleta. Entretanto, o NES foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época. Os novos padrões que seriam seguidos pela indústria foram estabelecidos pelo console.



A indústria americana de videogames passava por um momento de estagnação, pois os jogos lançados não tinham originalidade. A Nintendo lança em 1983, inicialmente no Japão, o Nintendo Family Computer, ou simplesmente Famicom. Em pouco tempo o Famicom conquistava o mercado.

O Famicom possuia um processador de 8 bits e funcionava com cartuchos. Um cartucho de NES tinha capacidade de armazenamento de 4 Megabits. Porém, o tamanho do jogo poderia ser expandido através de chips inclusos nos cartuchos. Com o console, a Nintendo ganhava apoio das primeiras softhouses independentes que começaram a criar jogos para a plataforma. A primeira foi a Hudson, com os jogos "Nuts & Milk" e "Lode Runner". Mais tarde, a Hudson viria a lançar clássicos como "Star Soldier", "Bomberman" e "Adventure Island". Ambos tinham funções para criar suas próprias fases e a gravação de dados era feita através de fitas cassete, usando o periférico Family Basic, que transformava o Famicom num computador. Mas quem conseguiu mais sucesso foi a Namcot (atual Namco), trazendo seus clássicos de arcade para o videogame da Nintendo: "Galaxian", "Pac-Man", "Mappy" e "Xevious".

O sucesso do Famicom no Japão faria com que os videogames voltassem com força ao ocidente. Dois anos depois, em 18 de Outubro de 1985 a Nintendo lançava oficialmente nos Estados Unidos o NES. A diferença entre os padrões de Nintendo, o americano e o Japonês, na prática, era o encaixe dos cartuchos de jogos. O sistema americano utilizava cartuchos com conectores de 72 pinos, enquanto que no sistema japonês utilizava 60 pinos, mas era possível a utilização de jogos dos dois sistemas em qualquer console, através do uso de adaptadores.

Com sucesso nos EUA, o console foi lançado, mais tarde, também na Europa, Austrália e Brasil. Apesar da concorrência com o Master System, o 8 bits da empresa Sega, o NES/Famicom manteve-se na liderança dos mercados japonês e americano durante uma década.



Propaganda da Playtronic para promover o NES no Brasil. (1995).

No Brasil, o NES só foi lançado oficialmente em 1993, através da Playtronic Industrial Ltda., uma joint-venture entre as empresas Gradiente e Estrela. Mas, antes disso, diversos fabricantes brasileiros lançaram clones com cartuchos próprios e suporte técnico. Os primeiros clones tupiniquins surgiram em 1989, como o Top Game VG-8000, produzido pela CCE, o Dynavision II, da Dynacom, o Phantom System, pela Gradiente e o BIT System, este semelhante ao NES, produzido pela Dismac. O VG-8000 e o Dynavision II utilizavam slot de cartuchos de 60 vias compatível com o Famicom. Já o "Phantom" e o Bit System utilizavam slots de 72 vias, compatíveis com a versão americana.



Pouco tempo depois, a CCE lançava o Top Game VG-9000T (o T era de Turbo), pois apresentava joysticks com botões turbo e com design diferenciado. Mas o VG-9000 surpreendia pela curiosa vantagem de ser "dual-slot", ou "Double System"ou seja, era compatível tanto com cartuchos de 60 vias, como com os de 72. Seguindo a CCE, a Dynacom lança em 1991 uma versão revisada de seu Dynavision II, o Dynavision III, também com o sistema dual-slot.

Hoje, existem mais de 3 centenas de clones do NES, "versões alternativas" conhecidas por "rip-offs", alguns de origem duvidosa, como Polystation, Play Zation 2002, Funstation, Funstation 3, Power Station 64, A3 Family Game, BlazePro, Nevica, Vii, Chintendo, etc.

A Nintendo norte-americana continuou dando suporte ao console até 1995 quando sua produção foi encerrada.

O NES dominou 90% do mercado da era 8 bits até o início dos anos 90, quando surgiu a 4ª geração de consoles encabeçada pelo Sega Genesis e o Super Nintendo, os consoles 16 bits.

Presente em 25% dos lares americanos e 40% dos lares japoneses, podemos considerar o NES como o console mais bem sucedido da história juntamente com o Playstation e o GameBoy. O sistema teve um tempo de vida oficial de 20 anos, o maior entre todos os consoles lançados até hoje.

Por Fábio dos Santos Cezar

3 comentários:

  1. otima iniciativa sua fábio coloca dicas de jogos do nes nesta blog que vc fez parabéns pela iniciativa, isso é sinal que os games antigos nunca vão ser esquecidos.

    ResponderExcluir
  2. Tempo de vida do NES de 20 anos vai ser passado pelo do Mega-drive da TECTOY

    ResponderExcluir
  3. PIRANHAO, valeu pela visita! As dicas de jogos do NES já estão disponíveis. Em breve dicas de jogos do Master System.

    ResponderExcluir